LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM AGRONEGÓCIOS

Indicadores de Custo

      Um dos desafios enfrentados pela ovinocultura brasileira é como verificar sua competitividade em termos de custos e preços. Embora seja muitas vezes referida como uma atividade altamente lucrativa, são poucos os produtores de ovinos que realizam controle dos seus custos de produção.

     Para auxiliar os ovinocultores na tarefa de calcular e gerir seus custos de produção, foi desenvolvido um modelo de custos (disponível aqui) e posteriormente um índice de custo de produção para cordeiros no estado de São Paulo.

      Esta iniciativa surgiu com a tese de doutorado da coordenadora do LEA, Camila Raineri, defendida em 2012. Desde setembro de 2013 o Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE/FMVZ/USP) tem disponibilizado informativos mensais com a evolução do custo de produção do cordeiro no estado de São Paulo.

      Você pode acessar os informativos do Indicador de Custo de Produção do Cordeiro Paulista no site do LAE, clicando no link a seguir. Lá você também encontrará muitos outros conteúdos interessantes, como o Indicador de Custo de Produção de Bovinos Confinados, e muito mais.

  • Produção do Cordeiro Paulista

  • Bovinos de Confinamento

© 2023 by Ground Floor. Proudly created with Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Google+ Icon